Acabo de chegar do cinema.
Tive a felicidade e infelicidade de assistir Tropa de Elite 2. Digo felicidade, pois há tempos não via críticas tão explícitas e de modo tão bem colocado; à infelicidade cabe a percepção de que estamos ficando sem saída, sem rumo, entrando em um ciclo vicioso do qual ,logo, não poderemos mais sair.
É triste.
Triste porque como diria minha mãe "se ficar o bicho pega, se correr o bicho come".
Vendo o filme, como se não o bastasse, diversas aulas da faculdade vieram à minha memória. Uma das mais marcante foi quando meu professor de penal perguntou à sala se acreditávamos em Justiça. Resultado: UMA pessoa levantou a mão, UMA, em uma sala de 60 futuros advogados, juízes, promotores e desembargadores. E essa UMA não fui eu.
A Justiça para mim possui um caráter totalmente diverso da que estudo todos os dias no ordenamento. E posso ver que não estou sozinha.
A Justiça que pregam as faculdades, essa, lenta, cara, que não mata a real sede de justiça e não fornece segurança a ninguém.
Sabe do que mais?
Estamos voltando à barbárie.
Não me venha com essa de direitos humanos, porque quando se é pai e alguém tira a vida do SEU filho, você não vai querer esperar o maldito ser condenado ( como já disse, processo lento, caro e extremamente burocrático). Como se não bastasse, ao ser condenado, caso a belezinha seja réu primário, sem agravantes ou causa de aumento de pena, com o regime de progressão desta, ficará preso no máximo 10 meses, via de regra. DEZ MESES com você pagando a comida, bebida, colchão e remédios desse desgraçado por meio de impostos.
E aí? Vai recorrer a quem??
VOCÊ NÃO TEM EM QUEM CONFIAR.
Suas autoridades policiais encontram-se corrompidas, tanto quanto o criminoso que tirou a vida do seu filho; nem mesmo os juízes acreditam na justiça e seus governantes tem sede de poder e dinheiro.
Você vive em um ciclo, faz parte de um sistema.
E seu filho? Morreu por quê?
Aquela criança que você colocou no mundo, cuidou, criou, e amou com todas as forças do seu corpo. Que cresceu perante seus olhos que lacrimejavam a cada conquista de tanta felicidade.. levaram ele de você. Por quê? Porque queriam roubá-lo? Por causa de drogas? Por causa de uma briga, ou até mesmo por sua causa?
Isso não importa. Ele não volta. Para eles, ELE é só mais UM.
E a sua dor é excrucitante.
E onde está a Justiça?
Justiça que desde sempre foi cega, mas agora parece ter perdido todos os sentidos.
De humano para humano, o que lhe traria um pouco mais de paz?
Você possui em que ou quem se apoiar?
E o mais engraçado..
Ninguém faz nada para mudar isso, e quem faz, subliminarmente deixa de existir.
É Brasil, como diria o jovem Cazuza, "mostra a tua cara, eu quero ver quem PAGA pra gente ficar assim."
Vão falar da pobreza, das favelas, da falta de condição...
MAS ISSO É LÓGICO.
Por que não fazem nada para resolver isso??
Um povo frágil, carente, despreparado é muito mais fácil de se manipular. Difícil é manipular pessoas fortes, com força, opinião e posição.
Agora, me diz, por que diabos, afinal, eles desejariam ver, os brasileiros, um povo, de fato, feliz?
Nessun commento:
Posta un commento